O setor infantil na Urologia é muito importante porque é na área urogenital que se concentra 25% de todas as O avanço que foi proporcionado , pelo uso generalizado do ultra-som durante a gravidez, no diagnóstico e tratamento das malformações foi enorme. Ele permitiu que os urologistas passassem a entender melhor as doenças influenciando não só no melhor diagnóstico, mas principalmente em condutas terapêuticas menos agressivas.

Além das patologias congênitas, o trato urogenital também é afetado por muitas delas parecidas com as doenças dos adultos porém, muito diferente na maneira de fazer o diagnóstico, o tratamento e principalmente na evolução.

Como vimos, o trato urogenital é sede de uma gama enorme de doenças, sendo algumas muito raras e outras muito frequentes e que portanto tornam-se mais importantes. Estas serão catalogadas como

Finalizada, é bom relembrar que a criança não é um adulto pequeno, devendo ser avaliada individualmente, com muito cuidado para se obter o melhor resultado.