A próstata é um órgão masculino que fica abaixo da bexiga e à frente do reto. A uretra ao sair da bexiga para o exterior passa pelo meio da próstata e é neste segmento, a uretra prostática, que entra o canal ejaculador, trazendo o líquido espermático. A próstata tem como função fabricar quase que a totalidade do líquido espermático, que alimentará e conduzirá o espermatozóide até o óvulo. Portanto, doenças que atingem a próstata interferem muito na reprodução humana.
As doenças da próstata interferem de forma muito intensa na qualidade de vida e devem ser tratadas rapidamente, para além de se resolver o problema médico, também solucionarmos os aspectos social e econômico.
As doenças mais comuns da próstata são:

Prostatite 2%
Câncer 18%
Hipertrofia Benigna 80%

Hipertrofia Benigna da Próstata

Como o próprio nome diz, é uma doença benigna que começa a incomodar o homem a partir dos quarenta anos e se torna muito importante a partir dos sessenta.
Os sintomas são denominados genericamente de “prostatismo” e interferem com a micção:

Nictúria = levantar muitas vezes a noite
Polaciúria = urinar muitas vezes durante o dia
Jato urinário fraco e interrompido
Gotejamento no final da micção
Incontinência urinária

O maior problema é que a cultura popular aceita estes sintomas como normais para a idade!
Quando estes sintomas, em todo ou em parte, atingirem o homem, ele deve procurar o Urologista para a realização de exames que se fazem necessários, tais como: exame
clínico (toque retal), laboratorial, ultra-sonográfico, urodinâmico, endoscópico ou radiológico.
O Urologista saberá indicar o exame necessário para o perfeito diagnóstico e o melhor tratamento.
Os tratamentos são inúmeros e relacionados para cada caso individualmente:

Clínico: várias medicações hoje se encontram a disposição do paciente.
Métodos Não Invasivos: Geralmente não curam, mas diminuem os sintomas, melhorando a qualidade de vida.
Cirúrgico: É o tratamento mais eficaz! Apesar de mais agressivo é o que realmente cura o paciente. Pode ser utilizada a via endoscópica ou aberta.

Cirurgia Endoscópica
Cirurgia Aberta

Câncer de Próstata

É o câncer mais freqüente no homem acima dos cinqüenta anos.
Este é o motivo de se fazer exames periódicos para o diagnóstico precoce e conseqüentemente o tratamento curativo.
Todo homem acima dos 45 anos deve fazer anualmente seu exame clínico e laboratorial!

Prostatite

A prostatite é a doença que clinicamente menos afeta o homem. Porém, os exames patológicos demonstram que durante a vida, a maioria dos homens tem formas sub-clínicas de infecção na próstata.
Ela é classificada em:

Prostatite Bacteriana Aguda
Prostatite Bacteriana Crônica
Prostatite Abacteriana
Prostatodínea

Na Prostatite Aguda os sintomas são mais evidentes e o diagnóstico é feito de forma mais rápida. Já na forma Crônica, os sintomas podem ser vagos e necessita-se da realização de exames para a comprovação da patologia, o que nem sempre é possível.
Uma coisa muito importante a ser salientada, é que o PSA (Antígeno Específico da Próstata) - exame de sangue marcador para o Câncer de Próstata, pode estar elevado na prostatite. Geralmente se normaliza após uso de antibiótico.
Seu tratamento é individualizado para cada caso e deve ser orientado pelo Urologista!