A Urologia é possivelmente a especialidade que mais progresso alcançou nas últimas décadas. O avanço tecnológico facilitou muito o diagnóstico e diminuiu de forma acentuada o volume de cirurgias. Isto tudo favorece o paciente que se torna muito menos agredido, sendo diagnosticado e tratado com métodos menos invasivos.

Porém, esta tecnologia necessita de um bom piloto, ou seja - de um Urologista experiente e atualizado com os novos procedimentos.

Com a expansão da Urologia várias interfaces com outras especialidades (Uroneurologia, Uroginecologia, Uropediatria, Ultra-som urológico,...) tem feito com que alguns colegas dediquem-se apenas a uma subespecialidade. Na prática diária, vários pacientes apresentam problemas que não se encaixam nestas subespecialidades e ficam a mercê de profissionais fora da Urologia. Poderíamos citar algumas enfermidades como exemplo:

Infecção urinária: principalmente as cistites nas mulheres, que na maioria das vezes fica sem diagnóstico etiológico;

DST: apesar de toda divulgação em relação à prevenção, as doenças sexualmente transmissíveis, vem aumentando sua incidência;

Traumatismos: desde os mais simples (pênis, escroto,...) até os mais graves (rins, bexiga, uretra,...) fazem parte da vida do urologista geral e para tal ele deve estar preparado.

Portanto, quando você tiver algum sintoma na área urológica, deve lembrar-se que o Urologista é o profissional preparado para examina-lo e fornecer o melhor diagnóstico e conseqüentemente o melhor tratamento!