Define-se ejaculação precoce como qualquer incapacidade no controle voluntário do reflexo da ejaculação pelo tempo suficiente para que ambos os parceiros desfrutem a relação sexual. A ejaculação pode ocorrer antes, durante ou após a penetração.

A ejaculação precoce é muito comum, atingindo 30% dos homens em algum momento da vida.

Causas:

Psicogênica: corresponde a quase totalidade dos casos, mais freqüentemente devido a "ansiedade da performance".

Orgânica: muito rara, havendo dúvidas inclusive sobre sua existência.

Psicológico Comportamental: apresenta 95 % de cura ou melhora á curto prazo, podendo reaparecer após o final do tratamento.

Medicamentos:

- Drogas Orais: Utilizam-se drogas antidepressivas associadas à psicoterapia para obter resultados mais rápidos ou nos casos de falha da psicoterapia. As drogas mais utilizadas atualmente são: Clomipramina, Trazodona, Sertralina, Fluoxetina e Paroxetina. Podem apresentar efeitos colaterais como insônia, hiper-excitação e dificuldade de concentração.

- Drogas Injetáveis: São injetadas no pênis e mantêm a ereção mesmo após a ejaculação (vide Tratamento da Disfunção Erétil).