Estudos populacionais mostraram que o comprimento médio do pênis no adulto está entre 8,5 e 9,4 cm no estado de flacidez aumentando para 12,9 a 14,1 cm na ereção, medidos do osso púbico á extremidade da glande.

Nos homens obesos ou com acúmulo excessivo de gordura na região pré-púbica (sobre o osso púbico) pode haver a impressão de um pênis menor que o normal, não havendo prejuízo para a relação sexual, quando a gordura pré-púbica será comprimida pelo osso púbico da parceira sexual, expondo toda a haste peniana. Casos muito severos podem ser tratados através da lipoaspiração da região pré-púbica.

Cirurgia de Aumento Peniano:

A cirurgia de aumento peniano apresenta alto índice de complicações, com indicações muito específicas. Está indicada apenas nos casos de micropênis, medindo menos que 4,0 cm flácido ou menos que 7,5 cm na ereção, desde que haja problemas no relacionamento sexual.

A cirurgia proporciona um aumento máximo de 3 cm, estando indicada apenas nos casos em que um pequeno ganho no comprimento pode resultar numa melhor capacidade funcional. Deve ser precedida de ampla avaliação urológica e psicológica do paciente.

A cirurgia consiste na secção do ligamento suspensor do pênis na sua inserção pubiana podendo associar-se á técnica de avanço de pele do abdômen inferior.