Endoscopia

Laboratório Clínico

Anatomia Patológica

Biópsia Prostática

Biópsia prostática guiada por US transretal é o exame fundamental para o diagnóstico correto do câncer de próstata.

Através da biópsia conseguem-se fragmentos para uma análise histológica do tecido prostático; o que é um pré-requisito essencial para o planejamento terapêutico do câncer de próstata.

Trata-se de um exame realizado em caráter ambulatorial e indolor, que requer um preparo como é abaixo mencionado:

Preparo:

a) No dia anterior:
Ingerir 2 (dois) comprimidos de Luftal após o café da manhã e após o almoço;
Refeições com dieta leve;
Ingerir 1(um) comprimido de norfloxacina a cada 12 horas por 3 dias (iniciar 24 horas antes do horário marcado para a biópsia).

b) No dia da biópsia:
Realizar Fleet enema às 7 horas da manhã;
Encontrar-se no local da biópsia com 30 minutos de antecedência do horário marcado.

Observações:

Avise o médico ultrasonografista caso tenha algum distúrbio de coagulação sanguínea;
Caso utilize um dos medicamentos abaixo, eles devem ser suspensos por 7 dias antes da realização da biópsia; porém antes de suspendê-los comunique-se com seu médico: Ácido acetilsalicílico, AAS, Aceticil, Acetin, Alca-Seltzer, Alidor, Aspi-C, Aspirina, Aspirisan, Aspisin, Atagripe, Besaprin, Buferin, CAAS, Cefunk, Cheracap, Cibalena, Clexane, Coristina, Doloxene, Doril, Ecasil, Endosalil, Engov,Fielon, Heparina, Hirudoid, Intra Acetil, Liquemine, Marcomar, Marevan, Melhoral, Migral, Migrane,Persantin, Piralgina, Procor,Rectocetil, Ronal, Sedagripe, Somalgin, Sonrisal, Superhist ou Veafarm.

Complicações:

A principal complicação da biópsia prostática é o sangramento, seja ele: urinário (20%), no esperma (5%) ou pelas fezes (10%). Outra complicação é a infecção, apesar do uso de antibiótico de rotina.

Em caso de complicações (febre ou sangramento persistente), entre em contato com seu médico.