História Corpo Clínico Funcionários Eventos Você Sabia? Serviços Convênios Doenças Links São José do Rio Preto Fale Conosco


 

   Anatomia Patológica

   Urodinâmica

   Ultra-Sonografia

   Laboratório Clínico

   Litotripsia Extracorpórea (LECO)

   Endoscopia Urológica

   Biópsia Prostática

 



Ultra-Sonografia

Trato Urinário

Transretal da Próstata

Escrotal

Ultra-som Renal

Também chamado de Ultra-Som das Vias Urinárias ou do Trato Urinário.
O intuito deste exame, é fazermos a avaliação por meio de imagem dos rins e da bexiga, de uma forma direta e inofensiva ao paciente; pois, a emissão deste tipo de onda sonora não causa nenhum tipo de dano ao organismo.

Ao examinarmos os rins, teremos a possibilidade de visualizarmos nitidamente sua cápsula, sua estrutura funcional chamada de parênquima, assim como sua porção mais central e que nas imagens ultra-sonográficas aparecem "esbranquiçadas", denominada de bacinete. Pois bem, ao examinarmos os rins estaremos analisando a possibilidade de detectarmos algum tipo de problema em alguma dessas partes deste órgão, tais como:

cálculos;
dilatações;
infecções;
tumores (malignos ou benignos).

Já na bexiga urinária, para obtermos uma nítida visualização, necessitamos de uma repleção hídrica adequada, ou seja, o paciente precisa ingerir água suficiente para que a mesma possa se distender.
Com isso, conseguimos obter imagens de suas paredes, da sua capacidade máxima de enchimento, dos meatos (que são os locais por onde desembocam os "canais" que trazem urina dos rins) e de sua capacidade de esvaziamento.

Nos dias atuais o exame de Ultra-Som do Trato Urinário é uma excelente arma diagnóstica para ser usada em pacientes com queixas urinárias.

...................................................................................................................... topo

Ultra-som Transretal da Próstata

O exame de ultra-som da próstata pode ser realizado de duas maneiras:

Pela via abdominal: é o estudo mais simples, onde o médico examina o paciente apenas passando um aparelho na região inferior do abdômen. Através deste exame temos uma ótima visualização da bexiga e algumas informações da próstata e das vesículas seminais.



Pela via endoretal ou transreta:
é o exame de imagem de eleição para próstata e vesículas seminais; pois, a glândula prostática está assentada na parede anterior do reto (porção do intestino grosso mais próxima do ânus).

O estudo é realizado introduzindo-se uma sonda de ultra-som pelo ânus do paciente, e para isto, é necessário um preparo adequado.
Com esta sonda que emite ondas de altíssima freqüência, conseguimos obter imagens muito nítidas da próstata e das vesículas seminais, assim como podemos definir com precisão as suas medidas.
Porém, a grande vantagem da realização deste exame, é pelo fato de podermos de detectar imagens suspeitas de câncer.
Este estudo por via endoretal dura poucos minutos e é perfeitamente tolerado pelos pacientes, não necessitando de internação hospitalar, e faz parte da tríade de prevenção do câncer prostático (toque retal, dosagem de PSA e ultra-som transretal).

...................................................................................................................... topo

Ultra-som Escrotal

Sem dúvida este é o melhor, mais barato e o mais inofensivo exame para a nítida visualização do escroto e dos testículos.
Através dele obtemos imagens que nos permitem analisar e diagnosticar com muita precisão doenças dos testículos, epidídimos e escroto. Estas doenças podem ser desde simples processos inflamatórios, a presença de líquido escrotal (hidrocele), varizes nos vasos dentro do escroto (varicocele) e principalmente tumores testiculares. Portanto, o Ultra-Som escrotal oferece diagnóstico muito seguro, através de uma maneira muito simples e totalmente inofensiva de realização.

...................................................................................................................... topo

Rua Antonio de Godoy, 4473
Fone/Fax: 17 3519-3111
CEP: 15015-100
São José do Rio Preto - SP
E-mail: ued@terra.com.br
Urologia Eliseu Denadai © 2005 | Todos Direitos Reservados
Design e Desenvolvimento | MagicSite Internet Solutions